sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Crescer e Aprender

O que você está colhendo? 

Sua vida e liderança parecem melhorar a cada dia, cada mês, cada ano? Ou está constantemente lutando só pra defender seu território? Se não está onde esperava estar a essa altura na sua vida, seu problema pode ser falta de disposição para aprender.  

Quando foi a última vez que fez uma coisa pela primeira vez? Quando foi a última vez que se expôs vulnerável a mergulhar em algo na qual não era especialista? Observe sua atitude em relação a crescer e aprender durante os próximos dias ou semanas para ver aonde está.


Habilidade se adquire com conhecimento, prática e repetição.

(In)Segurança

(In)Segurança para tomar decisões

Não fomos ensinados a gerenciar nossas emoções. Quando éramos crianças não existia a preocupação de apoio para desenvolver habilidades como relações saudáveis, comunicação, expressão de sentimentos, desenvolvimento da autoestima e autoconfiança, auto- conhecimento, gestão das emoções entre tantos outros. 

Infelizmente a maioria das pessoas não identificam este tipo de problema e deixam de investir no desenvolvimento humano. Por isso é necessário refletir a respeito da qualidade de vida das crianças.

O gerenciamento das emoções e a futura segurança dos adultos depende do desenvolvimento equilibrado e consciente ainda enquanto crianças, principalmente dos pais, que nem sempre têm tempo e conhecimento e em alguns casos não são capazes de gerenciar as nem mesmo as próprias emoções.

A gestão da emoção nos torna aptos a ser líderes de nós mesmos, permitindo deixar a condição de meros expectadores e assumindo a condição de autor e diretor da nossa vida. Conhecendo o funcionamento das nossas emoções e aprendendo a controlar nossas reações, melhoramos nosso desempenho e conquistamos uma mente livre e criativa frente a novos desafios.

Portanto, é necessário estabelecer uma parceria com a criança no desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida, inclusive a gestão da emoção, habilidades essas que se nós adultos tivéssemos desenvolvido quando crianças certamente teríamos economizado saúde, tempo e dinheiro.

Aprenda a gerir melhor suas emoções e tenha uma melhor qualidade de vida.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Tesouro

Qual o seu maior tesouro?

Sobreviver às dificuldades da vida sem reclamar é um dos maiores segredos dos que superam as adversidades. É preciso bravura emocional quando tudo dá errado para não se achar fracassado, malsucedido, destinado a ser um derrotado. É preciso audácia para fugir e ousadia para enfrentar quando for necessário.

A energia gasta em reclamações consome energia para agir. Muitos pais reclamam quando seus filhos usam drogas, nesse caso começa a caça para ver quem é o culpado. Acusam-se, discutem, punem-se, não poupam sua energia para agir, procurar ajuda psicoterapêutica, criar um novo clima, surpreender seus filhos. 

Muitos não podem se dar o privilégio  a esses recursos. Em vez de se considerar a pessoa miserável dos seres ou achar que havia tomado a decisão errada, procure sobreviver como pode e com o que tem.


Não reclame, apesar das circunstâncias, pois o seu verdadeiro tesouro está intacto: filhos, família, alunos...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O outro lado da crise




























De que lado da crise você quer estar?

Em momentos de crise precisamos definir de que lado da crise nós queremos estar. Trata-se de uma escolha e não de uma circunstância da vida. 

Momentos de crise são inevitáveis e acabam ferindo alguns, porém outros acabam aproveitando as oportunidades. A crise é a maior geradora de oportunidades. 

É nestes momentos que somos forçados a pensar naquilo que não pensamos comumente; somos desafiados a ter atitude e determinar nossas escolhas. A crise mexe com a nossa zona de conforto e nos faz refletir sobre as circunstâncias inusitadas e dessa forma passamos a prestar atenção naquilo que passaria despercebido no dia a dia, nos permitindo reavaliar nosso estado atual  e definir novos objetivos. 

É importante administrar as emoções nos momentos de crise, pois assim podemos entender que nestes momentos podem oferecer ricas oportunidades de desenvolvimento. 

A crise gera momentos para crescer e é na crise que aprendemos a desenvolver. E então? De que lado da crie você quer estar?

Faça sua escolha, aproveite as oportunidades e cresça...